Benefícios da Ergonomia no Trabalho

Compartilhe:

Ergonomia é o “estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho.” (Congresso Internacional de Ergonomia, 1969). Ou seja, é a ciência que objetiva adaptar o ambiente de trabalho ao ser humano. Em resumo, podemos dizer que aplicar Ergonomia em um local é trabalho é levar mais conforto para os trabalhadores.

A Ergonomia se divide em três classes:Pessoas trabalhando juntas em um escritório

  • Ergonomia Física: Esta é a classe responsável por estudar a manipulação de peso, posturas nas atividades laborais, movimentos repetitivos, arranjo físico dos materiais e mobiliários, etc.
  • Ergonomia Cognitiva: lida com os aspectos mentais do trabalho: atenção, estresse, percepção, cognição e outros.
  • Ergonomia Organizacional: está relacionada com a empresa em si. Refere-se ao clima organizacional, estrutura, políticas, processos das atividades e até mesmo a satisfação no trabalho.

 

Benefícios da Ergonomia no Trabalho

Este ramo da Segurança do Trabalho está crescendo cada dia mais no Brasil e no mundo pois as melhores empresas estão notando os benefícios em fornecer um ambiente de trabalho ergonômico para seus colaboradores. Dentre entes benefícios, podemos citar:

  1. Previne várias doenças ocupacionais

Muitas doenças ocupacionais são causadas devido a postura, manuseio de carga, iluminação e temperatura incorretas, bem como movimentos repetitivos, excesso de ruído e de estresse. Algumas das doenças que podem ser evitadas são: bursite, tendinite, lesão na coluna e pescoço, lesões musculares, hérnia de disco e muito mais.

  1. Melhora a Produtividade

Com um ambiente de trabalho mais confortável e seguro, o colaborador fica muito mais atento as suas atividades e, com isso, comete menos erros. Além disso, o colaborador ficará concentrado por muito mais tempo visto que não irá ficar parando sua atividade o tempo todo devido a dores, má circulação, temperatura desconfortável ou qualquer outro fator que possa ser corrigido através de soluções ergonômicas.

  1. Valoriza o Funcionário

Um ambiente ergonômico adaptado as necessidades dos colaboradores, bem como o fornecimento de equipamentos confortáveis, fazem com que o funcionário se sinta valorizado pela empresa e aumenta seu nível de satisfação no trabalho. Vale lembrar que em empresas onde os funcionários se sentem valorizados, a rotatividade é menor.

  1. Reduz faltas e afastamentos

Como consequência do fornecimento de um ambiente confortável e a prevenção das doenças laborais, fica evidente a redução de faltas e afastamentos. Pois o colaborador mais saudável e com mais qualidade de vida, não terá razão para faltas desta natureza.

  1. Reduz custos

Uma vez que soluções ergonômicas ajudam a prevenir doenças ocupacionais, afastamentos, faltas e ainda aumentam a produtividade, o resultado só pode ser redução de custos para a empresa. E que empresa não está sempre buscando reduzir curtos, não é mesmo?

Como Aplicar Ergonomia na Empresa

Agora que você já conhece os benefícios da Ergonomia, gostaríamos de falar sobre como aplicá-la na empresa.

A melhor forma de iniciar é contratando um Ergonomista para fazer uma Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), visto que esta é a principal avaliação imposta pela atual NR 17. Depois, se necessário, pode estar solicitando uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) apenas das atividades indicadas pelo Ergonomista. Estes dois estudos por si só já resolvem boa parte dos riscos ergonômicos encontrados nas empresas. Mas existem outras ótimas formas de implantar Ergonomia que são excelentes para a empresa e para os colaboradores. Dentre elas, podemos citar: Blitz Postural, Palestras, Treinamento Ergonômico e outros.

Se você ficou interessado em fazer com que sua empresa cresça através da Ergonomia, entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Posts relacionados

Ergonomista
Ergonomia
Cynthia Quaresma

O que faz um Ergonomista?

Um Ergonomista é um profissional especializado em ergonomia, que é o estudo da relação entre o ser humano e o ambiente em que ele trabalha.

Leia mais