Ergonomia e a Produtividade

Compartilhe:

Imagem simbolizando produtividadeProdutividade é a medição de eficiência em qualquer organização. Se refere à quantidade e qualidade produzida em um certo período. Por isso, em um mercado cada vez mais competitivo, é imprescindível que as empresas busquem formas de aumentar sua produtividade.

O primeiro fato a ser considerado é que trabalhadores felizes e satisfeitos são 12 vezes mais produtivos que os demais, segundo a Universidade de Warwick. Uma excelente forma de aumentar a satisfação dos colaboradores é levando a Ergonomia para a empresa porque assim demonstra preocupação com o funcionário.

O que é Ergonomia?

A Ergonomia é o estudo da relação do homem e seu ambiente de trabalho. Também pode ser definido como um conjunto de normas que tem o objetivo de proporcionar um ambiente laboral mais confortável e seguro, eliminando ou reduzindo riscos ocupacionais. Quando colocada em prática, a Ergonomia resulta em colaboradores mais satisfeitos, felizes e saudáveis.

Ergonomia X Produtividade

Ao investir em Ergonomia, a empresa demonstra cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador. Além disso, eliminar ou reduzir os riscos ergonômicos pode evitar dores musculares, dores na coluna, dores nas articulações, má circulação, lesões por esforço repetitivo (LER) e várias doenças ocupacionais. A Ergonomia resulta ainda em redução de taxa de absenteísmo e de acidentes de trabalho.

Sabendo disso, é muito fácil ver como a Ergonomia pode aumentar a produtividade dentro das empresas, não é mesmo? Mas você ainda pode estar pensando como inserir a Ergonomia em seu negócio.

Levando a Ergonomia para a Empresa

A melhor forma de começar é contratando um profissional de Ergonomia para realizar uma Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP), porque esta avalição objetiva identificar possíveis perigos e riscos ergonômicos nas empresas. Depois, se necessário, a empresa pode estar fazendo uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET) pois algumas atividades podem precisar de uma análise mais profunda. Além destes dois serviços mencionados que atendem a Norma Regulamentadora (NR 17), a empresa pode ainda estar contratando serviços como palestras de ergonomia, treinamento ergonômico prático, blitz postural e outros.

Podemos notar, com base nos vários benefícios mencionados acima, que contratar um profissional de Ergonomia é um excelente investimento para a empresa que retorna em forma de produtividade. Entre já com contato os consultores de Ergonomia da Ergoli e aumente a produtividade na sua empresa!

Posts relacionados

Ergonomia
Cynthia Quaresma

Ergonomia nas Escolas

A ergonomia, uma disciplina que visa otimizar o ambiente de trabalho para melhor atender às necessidades físicas e psicológicas dos usuários, desempenha um papel fundamental

Leia mais